O Portal da Comunidade Jurídica do Brasil

Conheça os 22 seriados mais indicados para advogados e profissionais do Direito

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

1. Suits

Suits é considerada por muitos a melhor série para curtir o mundo dos escritórios. Seu roteiro é focado, principalmente, em casos empresariais e criminais. A série retrata o cotidiano do escritório Pearson & Hardman, em Nova York, sendo referência aos alunos que se apaixonam pela defesa. Além, é claro, da participação do icônico Harvey Specter.

Mike Ross e Harvey Specter são brilhantes no que fazem, apesar de Mike nunca ter cursado Direito. Os problemas pessoais dos personagens, o drama e a pitada de humor na dose certa tornam essa série imperdível. Suits chega à sua 7ª temporada, que recomeça nos EUA dia 12 de julho. A 6ª temporada será disponibilizada na Netflix neste 1º de maio.

2. How to get away with murder

 A atual “queridinha” da maioria dos estudantes de Direito. Michaela, Wes, Laurel, Asher e Connor são ambiciosos calouros de Direito da prestigiada academia East Coast Law School, onde apenas os melhores alunos podem participar de casos reais.

Eles competem entre si para conseguir a atenção da carismática e sedutora Professora Annalise Keating (Viola Davis, um show de atriz) na aula de Direito Criminal 1, também conhecida como “Como Se Livrar de Um Assassinato”.

3. The Good Wife

The Good Wife retrata a rotina da advogada heroína Alicia que retoma a vida profissional depois de anos como dona de casa, tudo em razão de escândalo sexual envolvendo seu marido. Trata-se de um seriado mais sério e maduro. Além dos aspectos comuns das séries de escritórios de advocacia – casos, defesas e tribunais – a série trata do papel da mulher no mercado de trabalho, tanto no escritório de advocacia, como também nos ambientes forenses.

Então, para entender um pouco da condição feminina, dos papéis da mulher na sociedade moderna e desenvolvida, no mercado de trabalho, em ambientes forenses, muitas vezes machistas, além de se entreter com o clássico de seriados sobre advocacia, The Good Wife é uma excelente pedida.

4. Better Call Saul

Série derivada do sucesso Breaking Bad, é ambientada seis anos antes de Saul Goodman (Bob Odenkirk) conhecer Walter White. Quando o conhecemos, o homem que se tornará Saul Goodman é conhecido como Jimmy McGill, um advogado de pequenas causas procurando o próprio destino e, mais imediatamente, tentando acertar sua vida financeira.

Trabalhando ora junto a ele e ora contra, está Mike Erhmantraut (Jonathan Banks). A série acompanhará a transformação de Jimmy em Saul Goodman, o homem que coloca “criminosos” dentro da “lei”.

A série também também retrata a dificuldade que advogados recém-formados têm para ingressar no mercado. A 3ª temporada estreou recentemente e conta com a participação de um dos vilões mais “amados” do mundo dos seriados: Gus Fring.

5 – CSI

Resultado de imagem para csi CSI: Crime Scene Investigation (CSI: Investigação Criminal no Brasil e CSI: Crime Sob Investigação em Portugal) foi uma popular e premiada série dramática americana exibida pelo canal CBS. A série é centrada nas investigações do grupo de cientistas forenses do departamento de criminalística da polícia de Las Vegas, Nevada. Estes cientistas desvendam crimes e mortes em circunstâncias misteriosas e pouco comuns.

CSI consiste em relatar as investigações de um grupo de cientistas forenses do Laboratório de Criminalística da polícia de Las Vegas, Nevada. Estes peritos desvendam mortes em circunstâncias misteriosas, pouco comuns e algumas aparentemente impossíveis de se resolver. O Laboratório de Criminalística de Las Vegas é o 2º maior do país, atrás apenas do FBI. Os spin-offs da série também são indicados: CSI: Miami; CSI: New York e CSI: Cyber.

6. Boston Legal

Para quem se identifica com a defesa, sem dúvidas é uma das séries mais divertidas para assistir. O seriado se passa no escritório Crane, Poole & Schmidt, a banca mais tradicional e conceituada de Boston.

O pitoresco Denny Crane, já muito velho e vivendo apenas da reputação faz dupla com o brilhante Alan Shore, praticamente sua versão mais nova. A série não se furta de enfrentar de nenhuma polêmica, curiosamente semelhante com as brasileiras (aborto, drogas, crimes de mídia). Além disso, as atuações – principalmente de James Spader, que interpreta Shore – ensinam muito sobre retórica.

Uma coisa interessante sobre Boston Legal é a possibilidade de (assim como seriados como Seinfeld e Friends) de assistir um episódio avulso sem precisar ter acompanhado a série inteira.

7. Law & Order

lo_logo

Law & Order (no Brasil e em Portugal, Lei & Ordem) foi uma série policial dos Estados Unidos. Sua estreia foi no dia 13 de setembro de 1990. Criada por Dick Wolf e transmitida pela NBC, tem como cenário a cidade de Nova Iorque. Aborda os complexos casos policiais que envolvem a metrópole e os esforços dos policiais e dos promotores de justiça em solucioná-los.

O sucesso da série possibilitou o surgimento de outras séries que também carregam o nome Law & Order, iniciando uma lucrativa e duradoura franquia. A série foi renovada para uma 20ª temporada, empatando no recorde que antes pertencia somente à Gunsmoke de drama americano do horário nobre que está há mais tempo no ar. Foi cancelada dia no dia 14 de maio de 2010, tendo seu último episódio exibido no dia 24 de maio de 2010.

8. Law and Order SVU

Se Boston Legal é ideal para quem se identifica com a defesa, Law and Order SVU (Special Victims Unit) é próprio para quem tem apreço pela acusação. Dentre todas as ramificações de Law and Order – NY, Los Angeles, Miami – a SVU sai na frente nos quesitos produção e interpretação.

No entanto, só é possível adaptar os padrões de investigação norte-americanos aos brasileiros nas telinhas, tendo em vista que a polícia está muito longe de qualquer padrão de qualidade, tanto técnica quanto de tempo em investigações cotidianas.

A série trata apenas de crimes sexuais e é um prato cheio para quem deseja se especializar no assunto. Como todos os ramos de Law and Order escritos por Dick Wolf, a série chega neste ano com mais de uma década no ar.

9. American Crime

american-crime

A pequena cidade de Modesto, no interior de San Francisco costuma ser uma região bem tranquila. Mas ultimamente as notícias provam o contrário. Matt Skokie, um veterano de guerra, foi assassinado em sua casa, enquanto sua esposa, Lily, foi estuprada e violentada. A tragédia abalou toda a comunidade, aumentando as tensões raciais, conectando vítimas, suspeitos e suas famílias. E as coisas ficam ainda mais tensas quando as investigações revelam um segredo perturbador.

10. Scandal

Resultado de imagem para Scandal

Scandal é uma série de televisão norte-americana de drama produzida pela ABC Studios e pela ShondaLand. A série se passa em Washington, D.C e é estrelada por Kerry Washington, que interpreta Olivia Pope, uma ex-funcionária da Casa Branca responsável pela criação da Pope & Associates, uma empresa de gestão de crises. A personagem é inspirada na ex-assessora de imprensa do governo de George H. W. Bush, Judy Smith. Smith, além de escrever o blog What Would Judy Do? (O Que Judy Faria?, em português) para cada episódio de Scandal, também é co-produtora executiva e consultora técnica para o show.

11. House of Cards

Frank Underwood, interpretado por Kevin Spacey, marca presença na sua prova de direito, a qual, normalmente, trata sobre memorização e interpretação de leis.

E é no nascimento dessas leis que entra House of Cards. A série retrata o elemento jurígeno, isto é, a criação do direito aplicado. O processo de elaboração, trâmite e votação de processos legislativos, tudo regado a muita vaidade e lobby – série é preciosa para entender um pouco sobre algo que não nos explicam muito nas salas de aula, isto é, as influências de empresas a parlamentares.

Sempre que seu professor ou professora falar da “mens legis” (intenção do legislador na aprovação da lei) lembre-se: nem sempre ela é das melhores.

12. Lie to me

A série é fundamental aos fiéis da verdade real no processo brasileiro. O roteiro é auto-explicativo: uma equipe de investigações especializada em analisar e detectar mentiras em depoimentos. Liderado pelo Dr. Cal Lightman (muito bem interpretado por Tim Roth), o grupo presta serviços a empresas, pessoas e… a polícia!

O enredo, portanto, é fundamental para saber um pouco sobre comportamento de testemunha, traços de mentiras, sendo, em última análise, voltado muito à psicologia – saiba que provavelmente você estudará psicologia jurídica no último ano da faculdade. Por isso, Lie to Me não te ajudará apenas na prova e na faculdade, como também na vida. Já tentou puxar uma conversa sobre linguagem corporal em um bar? É infalível…

13. Dexter

Um assassino em série que trabalha na polícia de Miami vai te ajudar na prova? Sim! Dexter não se trata apenas dos dilemas e aventuras do perito policial, mas também uma verdadeira aula de medicina forense.

Dexter possui uma código muito simples (calma, não é spoiler, trata-se de algo dito nos primeiros minutos do seriado): somente mata aqueles que são culpados e escaparam impunes de seus crimes. Logo, por trás da sua filosofia justiceira, a medicina forense entra com tudo nas investigações que Dexter realiza para comprovar a culpabilidade da vítima. Um detalhe: ele é obsessivo, portanto, se prepara para exames de DNA, colheita de provas nos mínimos detalhes e sangue, muito sangue. O seriado foi até a 8ª temporada.

14. Making a Murderer

making-a-murderer

O documentário conta a história de Steven Avery. Após ter passado 18 anos preso por um crime que não cometeu, ele consegue a liberdade devido a um exame de DNA que prova sua inocência. A história vira notícia e, quando está prestes a ganhar uma gigantesca indenização pelo Estado, Avery se torna o principal suspeito do assassinato da fotógrafa e jornalista Teresa Halbach. Em dez episódios, a série acompanha a investigação, o julgamento e todas as contradições que giram em torno do caso.

15. Breaking Bad

O seriado que marcou a “Série de Ouro” da televisão norte-americana carrega consigo profunda reflexão acerca de posturas maniqueístas próprias do Direito. Em Breaking Bad, ninguém é 100% bonzinho ou malvado. Tudo é um enorme cinza nos personagens, os quais desenvolvem outras personalidades e violam valores ético-morais quando conveniente e necessário. A série acaba magistralmente na 5ª temporada e vale cada minuto de reflexão.

A enorme maioria dos personagens são “cidadãos de bem”, mas que, muitas vezes não encontram nenhum problema para cruzar a fronteira da legalidade. Na série, ainda, é possível aprender com o personagem Saul Goodman , um advogado canastrão protagonista da propaganda de advocacia mais engraçada de todos os tempos.

16. Demolidor

demolidor

Demolidor (no original, Marvel’s Daredevil, ou simplesmente Daredevil) é uma websérie americana criada para a Netflix por Drew Goddard que baseia-se no personagem de mesmo nome da Marvel.

Advogado durante o dia, à noite Matthew Murdock (Charlie Cox) usa seus sentidos aguçados, adquiridos em um acidente na infância que lhe deixou cego, para combater o crime nas ruas de Hell’s Kitchen, bairro onde cresceu em Nova York. A primeira temporada vê o rei do crime Wilson Fisk travando uma guerra de gangues com os russos e procura ascender seu poder político. Mesmo sem recursos, Murdock e seus aliados devem expor a verdadeira identidade de Fisk e derrotá-lo.

17. The Walking Dead

Sim, você nem imaginava, mas a série mais legal de todos os tempos (opinião passional, confessamos) te ajuda muito no curso da graduação.

The Walking Dead é fundamental para os primeiros anos da Faculdade, pois o cenário pós apocalíptico cheio de zumbis, antes de tudo, leva ao dilema da construção de uma nova sociedade, assentada sob outros princípios e valores. No caso da sociedade guiada pelo detetive Rick a propriedade privada se torna efêmera e a vida alheia é um mero detalhe quando buscam apenas a sobrevivência.

18. Lost

O pano de fundo de Lost é semelhante ao de The Walking Dead – a construção de uma nova sociedade. Em vez de zumbis, uma ilha para ser levantada como Estado.

Para os cientistas políticos, indispensável prestar atenção nos atores principais: cada um representa um filósofo (Rousseau, Locke, Hobbes e por aí vai). A formação de estado acompanha processos legislativos – códigos de condutas, punições, entre outros mecanismos de organização de sociedade.

19. Prison Break

 Prison Break (Prison Break: Em Busca da Verdade no Brasil) é uma série de televisão norte-americana de ação e suspense, transmitida originalmente pela Fox desde 29 de agosto de 2005. A série retrata como é avida nos presídios.

A história gira em torno de Lincoln Burrows, um homem que foi sentenciado à morte por supostamente ter assassinado o irmão da vice-presidente dos EUA, e seu irmão, Michael Scofield, um engenheiro civil, que cria um audacioso plano para resgatá-lo da prisão antes que a sentença de morte seja executada.

Depois de uma longa pausa, a 5ª temporada estreou recentemente e possui temática relacionada ao Estado Islâmico.

20. Orange Is the New Black

Resultado de imagem para Orange Is the New Black Outra série que reproduz o universo dos presídios, mas desta vez somente em presídios femininos. Orange Is the New Black (às vezes, abreviado como OITNB) é uma série de televisão americana desenvolvida por Jenji Kohan, Sara Hess e Tara Herrmann para a Netflix, estrelada por Taylor Schilling. É baseada em Orange Is the New Black: My Year in a Women’s Prison (2010), memória criada por Piper Kerman, sobre suas experiências na FCI Danbury, uma prisão federal de segurança mínima. A série foi oficializada no primeiro semestre de 2013, com ordem de 13 episódios para a primeira temporada, que estreou em 11 de julho de 2013. A segunda temporada foi lançada em 6 de junho de 2014, a terceira temporada foi lançada no dia 11 de junho de 2015 e a quarta temporada foi lançada em 17 de junho de 2016.

21. Criminal Minds

Resultado de imagem para criminal minds elenco Criminal Minds (Criminal Minds e Mentes Criminosas no Brasil) é uma série de televisão dramática e policial americana sobre a UAC (Unidade de análise comportamental), uma esquadra de elite do FBI, com sede em Quantico, Virgínia. A equipe analisa criminosos do país por meio do Modus Operandi e a Vitimologia dos mesmos e antecipa seus próximos movimentos antes de eles golpearem outra vez.

Neste quesito, a série difere-se de outros dramas policias por focar mais no comportamento criminal do suspeito do que o crime em si. A série é produzida pela Mark Gordon Company em associação com a CBS Television Studios e ABC Studios. O título original de Criminal Minds era Quantico, e o episódio Piloto fora filmado em Vancouver. No roteiro de Quantico, Jason Gideon chamava-se Jason Donovan.

22. Bull

Resultado de imagem para bull serie

A mais nova das citadas, a série narra o trabalho do Dr. Jason Bull (Michael Weatherly), que não é advogado e sim um psicólogo cheio de talentos. Com seus três Ph.Ds, ele une psicologia, intuição e alta tecnologia para planejar cada passo dos casos forenses de seus clientes. Um estudo minucioso dos jurados do tribunal de júri é feito para salvar seus clientes da condenação.

Sua empresa, a Trial Analysis Corporation, emprega diversos especialistas, como Marissa Morgan (Geneva Carr), uma mestre da linguística que já trabalhou para o Pentágono; Danny James (Jaime Lee Kirchner), um ex-detetive da polícia de Nova York; Cable McCrory (Annabelle Attanasio), uma jovem hacker; Chunk Palmer (Chris Jackson) um jogador de futebol aposentado que ganha a vida como estilista, preparando a performance dos clientes na hora dos julgamentos. Bull também emprega seu cunhado Benny Colón (Freddy Rodriguez), que interpreta o advogado de defesa durante os ensaios.

BÔNUS

23 – For the People

For the People é uma série de televisão americana de drama legal exibida pela canal ABC que estreou no dia 13 de março de 2018. Situada no Tribunal Federal do Distrito Sul de Nova York (SDNY), conhecida como “A Corte da Mãe”, a For the People segue novos advogados que trabalham para a defesa e a promotoria ao lidarem com os casos mais importantes e de alto risco do país e como suas vidas pessoais se cruzam.

(Fonte: RSDireito / Justificando)

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.