Estudando Direito
O site da comunidade jurídica do Brasil

Concurso público: como lidar com a reprovação?

Neste post, você vai aprender como lidar com a reprovação e continuar firme nos estudos, para conseguir até conseguir o seu objetivo.

Você estudou, dedicou, deu o seu melhor, mas não conseguiu a aprovação? Não é fácil encarar a reprovação, mas toda experiência serve como aprendizado. Por isso, valorize o seu esforço: você fez a prova e se dedicou.

É fundamental que você saiba valorizar as suas ações e o seu empenho para alcançar os resultados, mesmo que ainda não tenha atingido o seu objetivo.

Refaça a prova!

A prova é o reflexo do seu estudo, ou seja, uma ferramenta para você identificar os seus pontos fracos e fortes. Por exemplo, não foi bem em português? Refaça as questões, encontre os seus erros, a fim de saná-los. Desta forma, na próxima vez você tem mais chance ­­­de acertar o conteúdo. Espere alguns dias para refazer e depois refaça a mesma prova novamente. Além de fixar o conteúdo, você terá uma outra visão sobre a prova do concurso.

Faça uma reflexão!

Retire um ou dois dias para descansar e recuperar as energias. Aproveite para fazer uma reflexão sobre o seu resultado: por que não consegui? Estudei todos os conteúdos? Revisei as disciplinas? Durante a prova, fiquei nervoso, ansioso ou com muito medo? É imprescindível que você responda para si mesmo estas perguntas, e escreva no papel as respostas. Assim, será mais fácil lidar com a situação e identificar as mudanças que devem ser feitas, para você melhorar os seus resultados.

Anote todas as respostas que você encontrar. Faça uma avaliação sincera e lembre-se de que o autoconhecimento é fundamental para a sua aprovação.

Ser reprovado é normal!

É normal não ter sucesso em uma prova. A maioria das pessoas que conquistaram uma boa classificação em um concurso público, já foram reprovadas. Pesquise histórias para se inspirar e ter força de vontade para continuar firme e com muito foco no seu sonho. Desta forma, aprenda a lidar com resultados negativos, e saiba aprender com eles, para não repetir o mesmo erro.

A cobrança da família

Não é fácil falar que foi reprovado para a sua família e amigos, sobretudo quando há muitas cobranças. Mas, as pessoas, que amam você continuarão ao seu lado e torcendo pela sua vitória. Encare o fato e recomece com muita força de vontade e dê o seu melhor.

Eu devo desistir?

Você quer, realmente, ser servidor público? Se a resposta for sim, continue firme no seu sonho. Entretanto, se descobriu outro caminho e outra paixão, por que não se aventurar? Viva a sua história e lute para realizar os seus objetivos de vida. Estude, revise, faça exercícios e persista, para alcançar o cargo público que almeja.

O caminho não é fácil, mas seja feliz durante a trajetória. Empenhe-se de forma verdadeira, esteja presente e, principalmente, estude com vontade de aprender. Tenha curiosidade, estabeleça metas e desafios a si mesmo. No fim, tudo valerá a pena. Pode ter certeza!

Muito sucesso nos seus estudos e boa sorte na caminhada!

Fonte: JORNAL DO CONCURSEIRO

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.