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Cansado de estudar? Confira dicas para vencer o cansaço!

Você chega em casa cansada do trabalho e precisa iniciar os estudos? Fica cansada para estudar e sente vontade de deitar na sua cama e chutar o balde?

Todo concurseiro sabe que não é fácil vencer o cansaço e se concentrar nos estudos. Adiar uma tarefa, por exemplo, pode gerar culpa, indisciplina e muita insegurança.

Mas, como ser produtivo e fazer o que precisa ser feito? Confira todos os detalhes nas próximas linhas.

Evite a fadiga mental

Que tal separar um tempo para descansar quando chegar em casa? Se você chega às 20 horas, por exemplo, pode começar a estudar às 21 horas. Separe um tempo para relaxar, tomar um banho e fazer as coisas de que gosta. Enquanto estiver no seu descanso, não pense nos estudos, porque isso pode gerar muita ansiedade e preocupação.

Ao começar a estudar, concentre-se no que deve ser feito. Lembre-se de que adiar uma tarefa é uma armadilha e o seu cansaço não vai mudar, apenas o tempo vai passar e o conteúdo vai acumular.

Antes de iniciar uma atividade, conecte-se com a sua aprovação: por que quer passar? Como a sua vida vai mudar? Tenha sempre na mente o porquê quer conquistar a sua vaga no serviço público. Isso supera os momentos em que está cansada de estudar!

Tenha um ambiente de estudo adequado

É muito importante ter um ambiente tranquilo é confortável para estudar. Ele deve ser um local limpo, organizado, bem iluminado e de fácil acesso aos materiais de estudo.

Além disso, escolha mesas e cadeira adequadas para a leitura, deixando seu corpo bem posicionado, evitando dores nas costas, pescoço e punhos. Dar atenção aos pequenos detalhes nesse momento é essencial.

Mude o lugar

Você estuda do lado da sua cama? É uma enorme tentação! Afinal, quando você está cansado, uma das melhores coisas é dormir. Que tal mudar o lugar? Estude na cozinha, na sala ou em qualquer outro local, inclusive na biblioteca. Dessa forma, você ficará longe das tentações e poderá se concentrar no seu objetivo.

Além disso, quando estiver estudando, não perca tempo com redes sociais ou aplicativos. Saiba usar e valorizar o seu tempo. Ele é um recurso escasso e não pode ser perdido.

Comece devagar, mas comece

Já pensou em aplicar a regra dos 20 minutos na sua rotina de estudo? Por exemplo, comece estudando apenas 20 minutos no mínimo, e depois vá aumentando aos poucos. Outra dica é: vou ler até a página 20, e depois: vou até a 30, e assim por diante. O objetivo é focar na execução da atividade e valorizar o primeiro passo: o início. Lembre-se sempre de acompanhar o seu ritmo.

O cansaço está realmente forte? Se você já deu o seu melhor e sente que não está sendo produtivo, descanse para recarregar as energias e recomeçar no próximo dia. Não fique se culpando! Pelo contrário: valorize a sua atitude de estudar e querer mudar de vida.

Pratique exercícios físicos

Como é a sua rotina? A sua agenda é cheia? Independentemente de tudo, separe um tempo para fazer atividade física. Além de relaxar e manter a forma, as atividades ajudam na memorização do conteúdo. Separe alguns dias na semana para fazer uma caminhada, corrida ou qualquer outra modalidade de que goste. Isso fará a diferença na sua produtividade. Que tal começar?

Alimente-se corretamente

Ter uma alimentação adequada e saudável ajuda tanto a evitar a fadiga mental quanto a seguir em frente na maratona de estudos. Opte por comer alimentos leves e que contribuem para o aumento da disposição e animação na prática de atividades e evite aqueles que dificultam a digestão e fazem o corpo trabalhar mais, levando ao cansaço.

Entre os alimentos indicados estão as frutas, carnes brancas, sucos naturais, grãos, iogurte, chás, ovo, entre outros.

Durma bem

Além de dormir no mínimo oito horas por noite, algumas medidas devem ser evitadas, como: ter televisões no quarto, deixar o tablet perto da cama, conferir o celular antes de dormir. Elimine todos os elementos que possam atrapalhar o seu sono. Apague todas as luzes do quarto, para que a melatonina, hormônio que induz o sono, se produza melhor.

Quando você dorme bem, acorda mais animada e disposta para realizar todas as suas atividades rotineiras sem sentir muito cansaço.

Faça pausas

Um ser humano necessita fazer intervalos regulares para respirar, descansar, relaxar, alimentar, beber água, recarregar a concentração, entre outros. Separe de 5 a 15 minutos de intervalo para fazer isso quando estiver muito cansada de estudar. Experimente essa técnica e perceba a redução do cansaço e melhora na produtividade..

Seja positivo

Outra questão causadora do cansaço é a negatividade. A forma como você enxerga sua vida tem grande influência em como vai se sentir no final do dia. Reflita sobre a maneira como você se levanta e encara suas responsabilidades durante todo o dia.

Se já começa se sentindo mal-humorado, vai acumulando tensões que vão esgotamento, dores na cabeça, no corpo etc. Muitas ocorrências da vida são difíceis de lidar, mas você pode optar em ser altamente afetada por elas ou não. Tente olhar sob uma perspectiva mais positiva, tornando seus pensamentos e dias mais leves.

Planeje sua rotina

Quando você se organiza, consegue tempo para fazer tudo aquilo que é importante. Por este motivo, tenha controle do seu dia e comece a se planejar.

Adquira uma agenda ou outro instrumento para que possa anotar seus compromissos, responsabilidades, tarefas do dia e tudo que exige um pouco do seu tempo e foque em realizar uma atividade de cada vez. Dessa forma, você vai ter muito mais coisas completas no fim do dia.

Muito da sensação de cansaço vem da ansiedade. Por isso, quando você fica pensando demais nas coisas que deve fazer, não conseguirá realizar o que deve ser feito. Então, anote tudo agora mesmo e elimine essa lista da sua mente.

Com os estudos é a mesma coisa. Não fique sofrendo pela quantidade de matérias que precisa estudar. Projete sua rotina de estudos e, todos os dias, sente-se e estudo aquilo que foi planejado.

Agora que você já sabe quais estratégias podem ser adotadas para melhorar seu rendimento quando estiver cansada de estudar, não espere mais para colocá-las em prática. Assim, você está sempre disposta para correr atrás dos seus sonhos e alcançá-los o mais rápido possível.

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